NotíciasOutros

Vacinação contra gripe vai até 30 de junho; duas UBSs de Araçatuba atenderão até as 22h

ARAÇATUBA (01/JUNHO/2023) – A campanha de vacinação contra Influenza (gripe) foi prorrogada por mais 30 dias, com previsão para encerramento no dia 30 de junho. Pode tomar a vacina a população acima de seis meses de idade. A prorrogação se deu devido à baixa cobertura vacinal no Estado de São Paulo (32,9% até 30 de maio), com apenas 6,1 milhões de doses aplicadas. A meta é de 90%.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, sendo nas UBS da zona urbana das 7h às 19h. A partir do dia 5 de junho as UBS Umuarama II e Morada dos Nobres estarão aplicando a vacina das 7h às 22h. É obrigatória a apresentação de documento oficial e carteira de vacinação.

A gripe geralmente causa apenas febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte. Apenas em 2023, a Secretaria da Saúde já registrou 86 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.

Em 2022, foram registrados 3.116 casos de gripe em que foi necessária a hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, foram registradas 1.257 hospitalizações até a quarta semana de maio. No mesmo período do ano anterior, foram contabilizadas 1.653 internações e 250 óbitos.

O governo de SP possui o site https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/ que reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet.

FONTE: Governo de São Paulo e site da prefeitura de Araçatuba

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo