Campanha SalarialNotícias

Redução da jornada semanal é enfatizada na 2ª rodada de negociação com Fenaban

SÃO PAULO (28/JUNHO/2022) – A proposta de redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana foi ressaltada na segunda rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada nesta segunda-feira (27/06). A medida tem como objetivo reverter os níveis de estresse e de adoecimento do trabalhador bancário. A categoria também reivindica na Campanha Salarial 2022: garantia de emprego, mais contratações, fim da terceirização e preparação dos trabalhadores para as mudanças tecnológicas.

O categoria bancária é pioneira no tema redução da jornada de cinco para quatro dias por semana, já que o setor trabalha com tecnologia de ponta. “A tecnologia ajuda a aumentar a produção do trabalho, mas deixa o trabalhador mais tempo disponível. Por isso entendemos que reduzir a jornada para quatro dias, proporcionando um dia a mais para o descanso e lazer, reverterão positivamente para os bancos à medida que o adoecimento e níveis de estresse diminuem e o equilíbrio entre trabalho e satisfação aumentam”, destaca Reginaldo Breda, secretário-geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS).

Desde 2013 houve uma redução de 77 mil postos de trabalho no setor bancário, como consequência, entre outras coisas, da introdução de novas tecnologias, fechamento de agências e mudança das exigências no perfil do trabalhador. De acordo com os bancos, as mudanças ocorreram em função do aumento da concorrência, mas entre 2013 e 2021, mesmo com novos concorrentes, houve aumento de 86% para 87% na participação nas operações de crédito.

Mesmo com o aumento da concorrência, o lucro dos bancos não para de crescer. Nos últimos dez anos, o lucro cresceu 15% acima da inflação. Em 2021, as cinco maiores instituições bancárias do País (Caixa, BB, Itaú, Bradesco e Santander) lucraram R$ 107,7 bilhões, 34,1% maior do que no ano anterior. No primeiro trimestre de 2022, o montante somou R$ 27,6 bilhões, 17,5% maior do que no mesmo período do ano passado.

FONTE: Feeb-SP/MS (editada pela Assessoria de Imprensa do Seeb-Araçatuba)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo