NotíciasOutros

UGT-SP vai propor aos candidatos política de recuperação do salário mínimo paulista

ARAÇATUBA (23/JUNHO/2022) – A central sindical UGT-SP vai se reunir no dia 1º de julho em Tupã (SP) para elaborar propostas para os candidatos ao governo do Estado. Uma das sugestões será uma política para reajuste anual do salário mínimo estadual. A informação é do presidente da UGT-SP, Amauri Mortágua (foto acima), que esteve reunido nesta quinta-feira (23/junho) com sindicalistas no Seca Club, sede recreativa do Sindicato dos Comerciários de Araçatuba (Sincomerciários).

Segundo Mortágua, o salário mínimo paulista foi reajustado em abril deste ano por pressão do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, pois estava abaixo do mínimo nacional, sendo que historicamente sempre foi superior. “Vamos propor uma política de valorização do mínimo estadual, com reajuste anual, para que recupere a importância que teve no passado”, disse o sindicalista.

José Augusto Ribeiro, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região, na reunião da UGT-SP

O mínimo estadual é pago a trabalhadores que não têm o salário definido por convenção coletiva de trabalho (CCT) e tem duas faixas, que atualmente são R$ 1.284,00 (faixa 1) e R$ 1.306,00 (faixa 2). A faixa 1 é o piso salarial dos trabalhadores domésticos e motoboys, por exemplo. A faixa 2 é o inicial de profissionais de serviços de higiene e saúde, operadores de estação de rádio/televisão, entre outros.

As propostas da UGT-SP serão incorporadas às de outras centrais sindicais e uma pauta única será levada aos candidatos ao Palácio dos Bandeirantes. “Da mesma forma como foi feito com os candidatos à Presidência da República”, esclareceu Mortágua. Recentemente as centrais sindicais levaram aos pré-candidatos a presidente propostas de interesse dos trabalhadores.

O Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região esteve representado pelo vice-presidente José Augusto Ribeiro no encontro com Mortágua.

FONTE: Assessoria de Imprensa do Seeb-Araçatuba (Antônio Reis, assessor)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo