NotíciasOutros

O que significa para o Brasil a privatização da Casa da Moeda?

SÃO PAULO (24/SETEMBRO) – Você sabia que a Casa da Moeda é responsável por outros serviços além da emissão de cédulas e moedas? Na Olimpíada de 2016, a estatal foi responsável pela produção de aproximadamente 5 mil medalhas de ouro, prata e bronze. A empresa é responsável também pela confecção de vários documentos, tais como: passaportes, carteiras de identidade, carteiras de trabalho, diplomas e carteiras de motorista.

Porém, a estatal vem sofrendo desmontes ao longo dos anos. A Casa da Moeda tem tecnologia para a fabricação dos selos que rastreiam cigarros e bebidas, por exemplo, o que garante ao governo o recebimento de impostos. No entanto, em 2016 o então governo Michel Temer extinguiu a obrigatoriedade do selo nos maços de cigarros. Com isso a estatal diminuiu lucros, ficou com equipamentos ociosos e o País deixou de arrecadar, de acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Moedeiros, Aluízio Júnior, mais de R$ 32 bilhões de impostos em 2017 e 2018.

A privatização da Casa da Moeda significa perdas para o País, do ponto de vista estratégico, já que o Estado é responsável pela emissão de sua moeda e não uma empresa privada. Nas grandes economias do mundo, como Estados Unidos, Rússia, Alemanha, China, Itália, Japão e França, cédulas e moedas são produzidas por empresas estatais.

FONTE: APCEF/SP

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo