ARAÇATUBA (6/JULHO/2021) – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na tarde desta terça-feira (6) a inclusão dos bancários e funcionários do Correios no grupo de prioritários para a vacinação contra covid-19. Essa é um conquista do movimento sindical bancário, já que os trabalhadores do setor estão na linha de frente no atendimento ao público desde o início da pandemia. A categoria foi amplamente atingida pelo coronavírus, inclusive com várias mortes.
Desde a chegada dos primeiros lotes de vacina ao País, o movimento sindical bancário pleiteia a inclusão da categoria nos Planos Nacional e Estadual de Imunização (PNI/PEI), porque a atividade bancária está entre as essenciais que não podem sofrer interrupção. Em 17 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei incluindo os bancários e mais 12 categorias no PNI.
Uma semana antes, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Araçatuba participaram da entrega de uma carta ao governador João Doria (PSDB) pleiteando a inclusão dos trabalhadores do setor no PEI. No dia 11 do mês passado, um grupo de dirigentes do movimento sindical bancário fez o pleito a Queiroga. Antes, a categoria promoveu um tuitaço em 27 de maio para marcar o Dia Nacional de Luta pela Inclusão dos Bancários como categoria essencial nos planos de vacinação.
FONTE: Assessoria de Imprensa do Seeb-Araçatuba