NotíciasOutros

20% das vacinas recebidas pelos Estados serão para bancários e funcionários dos Correios

ARAÇATUBA (15/JULHO/2021) –  Os Estados deverão destinar 20% das doses de vacinas que receberam para a imunização de bancários e funcionários dos Correios, que não interromperam suas atividades desde o início da pandemia de covid-19. A determinação é do Ministério da Saúde em informe técnico emitido nesta quarta-feira (14/julho).

A decisão do ministério é mais uma vitória do movimento sindical bancário, inclusive do Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região, que sempre pleiteou a inclusão da categoria nos Planos Nacional e Estadual de Imunizações (PNE/PNI).

Para o mês de julho, a previsão é de o Estados receberão 12 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca-Fiocruz. Para agosto e setembro, a expectativa é de disponibilização de mais 50 milhões de doses, além de outras 60 milhões da Oxford produzidas pela Fiocruz em seu complexo de Biomanguinhos.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a inclusão de bancários e funcionários dos Correios  entre os públicos prioritários do PNI.  No dia 17 de junho, devido à pressão da categoria, a Câmara dos Deputados aprovou a inclusão dos bancários no grupo  de prioritários. Uma semana antes, o Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região entregou uma carta ao governador João Doria (PSDB) pleiteando prioridade na lista do PEI. No início do mês passado, sindicalistas entregaram a Queiroga o mesmo pleito.

Há meses, tuitaços nas redes sociais reivindicam vacina. Desde as primeiras doses aplicadas no País, os bancários lutam para serem considerados prioritários na vacinação, pois a atividade foi considerada essencial no funcionamento da economia e em nenhum momento interrompeu a prestação de serviços à população. A categoria foi fortemente atingida pela pandemia, inclusive com várias mortes.

FONTE: Feeb-SC e Assessoria do Seeb-Araçatuba

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo