NotíciasOutros

Dia do Bancário surgiu de uma greve em 1951, que durou 69 dias com vitória dos trabalhadores

ARAÇATUBA (28/AGOSTO/2020) – No dia 28 de agosto de 1951, os bancários entraram em greve por um reajuste salarial de 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%. Os índices do governo apontavam um aumento de 15,4% no custo de vida. Os bancários refizeram os cálculos e o próprio governo teve que rever seus índices, que saltaram para impressionantes 30,7%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários conquistaram 31% de reajuste. Foi a maior greve da história da categoria.

O dia 28 de agosto passou a ser considerado como o Dia do Bancário. Aquela greve criou bases para a fundação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que municia sindicatos de trabalhadores na luta diária e, especialmente, nas negociações envolvendo as convenções coletivas de trabalho.

Oito anos após a greve histórica, foi criado o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Araçatuba e Região. A história da entidade teve início em 5 de dezembro de 1959, quando Alceu Rodrigues da Cruz, funcionário do Banco do Brasil, se juntou aos companheiros de então para fundar o sindicato.

Nos anos 1960, a entidade teve problemas com os governos militares, que interferiram na organização de várias categorias, inclusive na dos bancários. Por outro lado, as dificuldades fizeram com que os trabalhadores do setor aumentassem a capacidade de mobilização. Começava uma história de conquistas financeiras e sociais, como jornada de seis horas diárias, auxílio-alimentação, tíquete refeição, PLR e outros benefícios que constam da Convenção Coletiva de Trabalho.

Apesar dos avanços financeiros e sociais, um problema atual é a redução da categoria, provocada pela informatização e a popularização da tecnologia, que criou facilidades para os clientes. As fusões e incorporações das instituições financeiras também contribuíram para a redução da quantidade de bancários.

Trabalhadores bancários e dirigentes sindicais da categoria na manifestação nacional de março de 2017 contra a reforma trabalhista

Outro obstáculo atual, enfrentado por todas as categorias, é reforma trabalhista, que entrou em vigor em novembro de 2017. A reforma da CLT precarizou o emprego, achatou salários, provocou insegurança nos trabalhadores e incertezas no movimento sindical. Nestes 60 anos, o Sindicato dos Bancários de Araçatuba tem cumprido o seu papel classista e direcionado os recursos financeiros para o bom funcionamento administrativo e consolidação de um patrimônio para usufruto da categoria e da comunidade.

A sede do sindicato tem área de 19 mil metros quadrados, com moderno escritório e profissionais preparados atender os bancários. O complexo esportivo tem três piscinas (uma semiolímpica, uma infantil e outra destinada à prática de biribol), ginásio de esportes com quadra para vôlei e futsal e campos de futebol. Para recreação, o salão de festas oferece toda a estrutura para eventos como shows, jantares e reuniões em geral. Lanchonete e área goumert completam as opções de lazer/entretenimento. Para as crianças, um playground ajardinado.

FONTE:
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Bancários de Araçatuba.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo