NotíciasOutros

Depois de três anos, Sindicato volta a comemorar o Dia do Bancário

ARAÇATUBA (9/AGOSTO/2022) – Depois de três anos, o Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região volta a comemorar o 28 de agosto, dia em que é dedicado ao trabalhador bancário. O tradicional almoço de confraternização alusivo à data será no próximo dia 27, entre 12h e 17h, no Clube dos Bancários (anexo ao sindicato). O evento é destinado aos bancários sindicalizados e dependentes diretos. A entrada é um quilo de alimento não perecível por pessoa, exceto sal.

A última confraternização do Dia do Bancário foi em 2019 e nos dois anos seguintes não pode se realizar devido à pandemia de covid-19. O evento é bastante aguardado pelo ambiente familiar e amigável, reunindo bancários sindicalizados de Araçatuba e região. Os alimentos arrecadados serão destinados a casas assistenciais que atuam no município.

O Dia do Bancário tem raízes no 28 de agosto de 1951, quando a categoria rejeitou uma proposta salarial patronal e deflagrou greve nacional duramente reprimida pela polícia. A paralisação foi mais curta nos outros Estados, mas os paulistas resistiram por 69 dias. No dia 5 de novembro daquele ano, a Justiça concedeu reajuste de 31%, encerrando a greve.

A partir de então, a data passou a ser informalmente comemorada pela categoria. A lei 4.368, de 23/07/1964, oficializou o 28 de agosto como o Dia Nacional do Bancário.

TEXTO/FOTO: Antônio Soares dos Reis (assessor de Imprensa do Seeb-Araçatuba)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo