
ARAÇATUBA (04/AGOSTO/2025) – “Protagonismo” é o título de um evento da UGT-SP no dia 19 deste mês, em Campinas-SP, com o objetivo de debater problemas que estão na pauta do sindicalismo por afetarem diretamente o trabalhador: “Custeio sindical, fim da escala 6×1, tarifaço americano, negociações coletivas e pejotização”.
O evento, segundo o convite assinado pelo presidente da UGT-SP, Amauri Mortágua, é destinado a sindicatos filiados à central, como é o Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região. Os dirigentes sindicais que participarem terão oportunidade de se informarem da tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com a jornada de seis dias de trabalho e um de descanso (escala 6×1).
As consequências do tarifaço sobre as exportações brasileiras para os Estados Unidos poderão causar desemprego e aumentar a pejotização (funcionário disfarçado de empreendedor que trabalha sem as garantias da CLT). Estes assuntos poderão pressionar os sindicatos, que precisam se preparar para as negociações coletivas, que poderão ser mais duras diante do tarifaço.
De acordo com o presidente da UGT-SP, neste semestre a central debaterá assuntos de competência do Legislativo, Executivo e Judiciário, que são de interesse dos sindicatos, inclusive, alguns que tratarão diretamente da sobrevivência destas entidades. (Sindicato dos Bancários de Araçatuba/Assessoria de Comunicação).