ARAÇATUBA (27/AGOSTO/2021) – Pelo segundo ano consecutivo, o Dia do Bancário (28 de agosto) não será comemorado com a tradicional confraternização no Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região, devido à pandemia da covid-19. No entanto, a diretoria da entidade está otimista com os avanços no enfrentamento da doença e acredita que em breve a categoria poderá se reunir retomando a tradição.
O Dia do Bancário sempre foi comemorado em um sábado próximo ao 28 de agosto, com almoço no clube da categoria. A entrada é a doação de alimentos em troca de um cupom para concorrer a vários prêmios. Os alimentos arrecadados são destinados a entidades assistenciais. A confraternização reúne famílias de bancários de várias cidades da base territorial do sindicato, cuja sede fica em Araçatuba.
CAMPANHA SALARIAL
Enquanto aguarda pelo restabelecimento da normalidade, a diretoria do Sindicato parabeniza a categoria pelo exemplo de profissionalismo e disposição de luta. Graças a essa disposição, a categoria tem obtido conquistas importantes, como a reposição salarial pré-definida antes da data-base, que é o 1º de setembro. Já está decidido que os bancos repassarão as perdas inflacionárias (INPC) dos 12 meses anteriores à data-base mais 0,5% de aumento real. Os bancos também depositarão a PLR na primeira quinzena de setembro.
HISTÓRICO
No dia 28 de agosto de 1951, os bancários decidiram cruzar os braços para reivindicar um reajuste salarial de 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários conquistaram 31% de reajuste. Foi a maior greve da história da categoria. O dia 28 de agosto passou a ser considerado como o Dia do Bancário, que em 2021 completa 70 anos. Além do reajuste, a greve de 1951 também fez surgir sindicatos de bancários em vários municípios brasileiros.
FONTE: Assessoria de Imprensa do Seeb-Araçatuba