NotíciasOutros

Convenções Coletivas e Acordos não serão afetados se BB e CEF saírem da Febraban

ARAÇATUBA (2/SETEMBRO/2021) – A possível saída do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal (CEF) da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) não afetará as convenções coletivas de trabalho (CCT) e os acordos coletivos, que continuarão a ser celebrados conforme as regras definidas em 1984. A informação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), à qual o Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região é filiado.  

Atualmente, as CCTs são celebradas com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) por se tratar de instituições financeiras privadas. E os acordos coletivos continuarão a ser fechados individualmente com cada banco estatal/federal. A informação foi divulgada nesta semana em nota assinada pelo presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado, e distribuída com o objetivo de esclarecer as bases sindicais e tranquilizar os trabalhadores bancários.

Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Contec: nota para tranquilizar
os trabalhadores bancários

Na semana passada, a Febraban aderiu a um manifesto elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em que as entidades pedem harmonia entre os três Poderes da República. O documento foi visto pelo Palácio dos Planalto como uma crítica ao governo. No mesmo dia em que a imprensa noticiou que o manifesto seria tornado público no dia 31 de agosto, a diretoria do BB e da CEF anunciaram que se retirariam na Febraban como medida de represália “à crítica”.

Diante da ameaça, a Fiesp recuou e remarcou a data para a publicação do manifesto, que deverá ser após o feriado de 7 de setembro. Cerca de 200 entidades empresariais aderiram ao manifesto.

FONTE:
Contec/Assessoria de Imprensa do Seeb-Araçatuba

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo