ARAÇATUBA (13/JANEIRO/2022) – A diretoria do Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região participou das duas últimas reuniões virtuais da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para discutir medidas relacionadas à saúde dos bancários, que no momento passam pelo combate à variante ômicron da covid-19 e a influenza H3N2.
Na última terça-feira (11), a videoconferência foi específica para discutir a saúde dos funcionários do Santander e a diretoria do Sindicato de Araçatuba apresentou duas sugestões. Uma delas propõe a testagem de todos os trabalhadores das agências onde houver casos positivos ou suspeitos de infecção com o coronavírus, que conta com o apoio de todo o movimento sindical.
A outra proposta veta a inclusão do tempo de afastamento no banco de horas. A comissão que representou o Santander se comprometeu a não incluir o tempo de afastamento no banco de horas e reconheceu que o entendimento contrário caracteriza erro que será corrigido. A comissão que representa o Santander destacou ainda que o surto de gripe influenza também está sendo tratado com muito rigor e com muito empenho pelo banco.
DEMISSÕES
Na videoconferência do dia 7 último, o presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado, chamou a atenção para que os bancos cumpram os acordos firmados de não demitir funcionários durante a pandemia. Ele destacou que algumas demissões estão sendo discutidas na Justiça.
No encontro, as partes reafirmaram a obrigatoriedade do uso de máscara no ambiente de trabalho, higiene nas mãos (inclusive com álcool gel para uso dos clientes) e notificação à direção do banco por parte do funcionário suspeito de infecção com coronavírus ou influenza H3N2.
Na reunião do dia 7, a diretoria do Sindicato de Araçatuba esteve representada na videoconferência por José Augusto Ribeiro de José Antônio Zanella. No dia 11, somente Zanela participou.
FONTE: Contec/Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região