SÃO PAULO (15/OUTUBRO/2021) – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou na última terça-feira (13/outubro) em redes de TVs abertas e fechadas uma campanha de marketing para alertar e orientar a população a se prevenir de fraudes, intitulada “Pare & Pense #Pode ser Golpe”. A campanha, criada pela agência iD\TBWA, traz informações e dicas para que clientes bancários se protejam de golpes aplicados por criminosos atualmente, como o do falso motoboy, da troca de cartão, de pedidos de dinheiro pelo WhatsApp e da falsa central ou do falso funcionário de banco.
Com uma paródia da música “Pare”, de Zezé Di Camargo e Luciano, a campanha joga luz para um assunto sério em tom leve, apresentando três versões de peças para a TV: uma com dicas para golpes em geral, outra para alertar sobre golpes que usam o aplicativo de mensagens WhatsApp e uma terceira versão que abordará o golpe da Falsa Central Telefônica de bancos.
“Pare! Até quando você vai cair nesses golpes na vida? Pare! Sua grana e sua senha jamais podem ser divididas. Tem malandro de olho na gente. Se pedir dinheiro, diga não. Então, pare! Não dê mole para ladrão”, diz um dos trechos da peça publicitária.
“Como os golpes afetam brasileiros de todas as idades e classes sociais, escolhemos um hit dos anos 90, que toca as pessoas mais velhas, e adaptamos para a temática atual das fraudes, com muito humor”, diz Lucio Caramori, diretor de criação da iD\TBWA, em nota.
Isaac Sidney, presidente da Febraban, diz que a campanha é um bom exemplo de como o marketing pode ser corretamente usado para levar informação importante às pessoas e garantir a segurança dos clientes. “Essa sempre foi prioridade do setor bancário, tanto que os bancos investem cerca de R$ 2,5 bilhões por ano em cibersegurança”, diz em nota.
A estratégia também contempla a participação de influencers que darão dicas antifraudes em suas redes sociais, como Preta Gil, GKay, Majur, Leo Santana, Gabi Versani, Felipe Roque, Blog da Cora, Vó da Pomba, e ainda estará presente em páginas de conteúdo digital no Instagram que contam com milhões de seguidores.
Adicionalmente, a campanha está disponível no site antifraudes.febraban.org.br, com a lista dos golpes mais aplicados no Brasil e dicas de como preveni-los.
FONTE: Valor PRO, serviço em tempo real do Valor Econômico.