Banco Santander S/ANotícias

Copa do Mundo: movimento sindical reivindica do Santander o abono de horas não trabalhadas

SÃO PAULO (9/NOVEMBRO/2022) – O movimento sindical bancário encaminhou nesta terça-feira (8) um ofício à diretoria do Santander no Brasil para que os funcionários não precisem compensar as horas não trabalhadas nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Ao contrário de todo o sistema financeiro, o banco espanhol é o único que comunicou a compensação das horas. Nos demais bancos as horas serão abonadas.

“Até o momento, o Santander é o único banco que se manifesta no sentido de compensar, o que, mais uma vez, o diferencia negativamente no sistema financeiro”, enfatiza o ofício, que tem a concordância do Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região.

O texto lembra que, durante os jogos da Seleção Brasileira, há uma redução considerável do fluxo no comércio e de pessoas nas ruas, “não sendo produtivo permanecer trabalhando neste período”. O documento encaminhado à direção do banco ressalta que a decisão de compensar as horas trabalhadas é amplamente rechaçada pelos trabalhadores, que demonstram grande insatisfação com o fato.

“Ao manter esta decisão, o banco perde uma grande oportunidade de dialogar com os interesses dos trabalhadores e de estimular um ambiente mais integrativo e salutar no espaço de trabalho. Reivindicamos que o banco se abstenha de exigir a compensação dessas horas, devendo ser abonadas. De modo que assistir aos jogos seja um momento de lazer, e não de preocupação sobre como conciliar agenda pessoal com compensação de horas”, finaliza o ofício encaminhado à direção do Santander.

OS JOGOS
O Brasil estreará no Mundial no dia 24 deste mês, uma quinta-feira, contra a Sérvia, em jogo marcado para às 16h (horário de Brasília). O segundo compromisso da equipe Canarinho será contra a Suíça, no dia 28 (segunda-feira), às 13h, e encerrando a participação na primeira fase da Copa, no dia 2 de dezembro, às 16h, o adversário será Camarões. Se o Brasil se classificar para as oitavas, os jogos serão às 12h e às 16h (horários de Brasília) em dias de semana, sábado e domingo.

FONTE: Sindicato dos Bancários de São Paulo/Assessoria do Seeb-Araçatuba

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo