Banco do Brasil S/ANotícias

Contec entrará com ações contra medidas do plano de ‘reestruturação’ do BB

ARAÇATUBA (8/FEVEREIRO/2021) – Em reunião virtual do conselho de representantes da Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito), no dia 5 deste mês, foi aprovada a execução de ações judiciais com o objetivo de evitar o fechamento de postos de atendimento do Banco do Brasil (BB), a transferência de funcionários e o fim da gratificação dos caixas executivos efetivos independente do tempo de exercício na função, por  se tratar de uma redução salarial, o que é proibido pelo artigo 7º., inciso VI, da Constituição Federal.

O ajuizamento das ações em nível nacional foi uma solicitação dos dirigentes sindicais, que decidiram que a Contec não deve abrir mão desse papel, já que é a entidade maior que representa a todos na assinatura dos acordos coletivos. Foi definido também que é necessário urgência na medida judicial para impedir que o banco de prejudique os funcionários do BB. O vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Araçatuba, José Augusto Ribeiro, participou da reunião virtual na última sexta-feira.

Desde meados do mês passado, quando a diretoria do BB anunciou o plano de reestruturação, há manifestação contra a medida, que prevê um plano de demissão voluntária (PDV), fechamento de 361  postos de atendimento e o fim da gratificação dos caixas executivos. No dia 15 de janeiro, diretores do sindicato de Araçatuba retardaram a abertura de duas agências no Centro e no dia 29, funcionários dos caixas das agências de Araçatuba e Birigui fizeram paralisação de advertência de 24 horas.

Sindicalistas em ação na greve de advertência dos caixas das agências de Araçatuba e Birigui

O  plano de reestruturação do BB foi elaborado pelo presidente do Banco, André Brandão, e tem o apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes.

FONTE: Sindicato dos Bancários de Jaraguá do Sul (SC)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo