Campanha SalarialNotícias

Campanha Nacional: Negociações sobre Teletrabalho avançam

SÃO PAULO (27/JULHO/2022) – O Comando Nacional dos Bancários se reuniu nesta terça-feira (26) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para mais uma rodada de negociação. A discussão teve como pauta o Teletrabalho. Os bancos sinalizaram aceitar negociar as propostas dos bancários para definir a redação das cláusulas específicas para que o tema seja inserido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

“Foi um momento importante da campanha nacional e um avanço. O tema precisa de atenção. Entendemos que com o avanço da tecnologia trabalhadores também podem ser beneficiados, porém, é preciso deixar pontos bem esclarecidos para que a jornada de trabalho seja respeitada, assim como outros direitos já conquistados”, explica Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A representação dos bancos afirmou que é preciso analisar as redações propostas pelos trabalhadores para evitar que haja insegurança jurídica nos pontos que forem clausulados.

SAÚDE DO TRABALHADOR – Outro ponto debatido foi a questão da saúde do trabalhador. A representação pontuou a pesquisa aplicada durante a pandemia que apontou que muitos trabalhadores não receberam equipamentos e móveis ergonômicos para se evitar adoecimentos. Como exemplo foi apontada a luta pela redução da LER/Dort (lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) na categoria.

A proposta apresentada pelo Comando será analisado pelos bancos. Entre os destaques mencionados estão: quantidade de trabalho compatível com a jornada e responsabilidade do empregador pelas condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho (independentemente do local onde o mesmo é realizado). A redação também pontua que tanto a remuneração quanto os direitos da categoria não devem diferir por causa da modalidade de trabalho realizada, seja ela presencial, ou remota, assim como as metas estipuladas.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA –  Em situações de casos de violência doméstica o documento estabelece garantia às trabalhadoras que forem vítimas do direito de escolha da modalidade presencial ou home office.

GRUPOS DE TRABALHO – Os bancos também acataram a proposta de criação de um grupo de trabalho (GT) bipartite específico para promover reajustes e revisão nas cláusulas visando a melhoria das mesmas.

QUALIFICAÇÃO – Além do tema teletrabalho, um outro ponto tratado na reunião foi a qualificação e requalificação profissional, tendo em vista a agilidade com que as mudanças tecnológicas estão ocorrendo e a necessidade do trabalhador acompanhar. Para isso, a representação dos trabalhadores destacou a importância dos bancos arcarem com as capacitações e que as mesmas ocorram dentro do horário de expediente.

INDENIZAÇÃO ADICIONAL – Outra proposta apresentada pelo Comando Nacional dos Bancários que foi debatida na mesa de negociações desta terça-feira é com relação à indenização adicional para os casos de dispensa imotivada. Na categoria bancária, houve uma redução de 77 mil postos de trabalho entre 2013 e 2021. Nos últimos cinco anos entre (2016 a 2021), a redução de postos foi de 57.175 postos de trabalho.

O Comando pediu garantias contra a dispensa imotivada, com indenização adicional no valor equivalente a três vezes a maior remuneração do empregado a cada cinco anos trabalhados.

HOMOLOGAÇÃO NOS SINDICATOS – O Comando também pede o retorno das homologações das rescisões contratuais nos sindicatos para que sejam acompanhadas de um profissional e os erros evitados e os direitos do trabalhador preservados.

PRÓXIMAS NEGOCIAÇÕES – A data-base da categoria bancária é 1º de setembro. As negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban continuam. A próxima reunião acontecerá na quinta-feira (28) e abordará o tema da segurança bancária. Em seguida, no dia 1º de agosto, será tratado o tema de saúde e condições de trabalho.

FONTES: Contraf/CUT – Feeb-SP/MS

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo