Não Categorizado

Campanha Nacional: Bancários cobram mais espaço para pessoas com deficiência

SÃO PAULO (11/07/2022) – Durante a mais recente  rodada de negociação da Campanha Nacional 2022 realizada no dia 6 deste mês, os representantes da categoria cobraram da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) o aumento de espaço para pessoas com deficiência no setor bancário. A reunião teve como tema a Igualdade e Oportunidades. Além de enfatizar o combate ao assédio sexual, o encontro foi marcado, também, pela defesa do combate à discriminação de pessoas com deficiência (PCD).

Conforme determinado pela legislação, empresas com mais de mil empregados, como os bancos, precisam ter pelo menos 5% de PCDs em seus quadros. De acordo com dados mais recentes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2019, apresentados na reunião em estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o índice chegava a apenas 3,4% da categoria, ou 15.568 empregados.

“Além de combater todo tipo de discriminação, o setor bancário tem que estar preparado para incluir pessoas com deficiência e reduzir as desigualdades no mercado de trabalho”, disse Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Entre as ações necessárias para o cumprimento das cláusulas específicas relacionadas aos bancários com deficiência, estão cursos de formação, conhecimento de Libras por pelo menos um funcionário por setor, promoção de acessibilidade universal, subsídio a aquisição de equipamentos (cadeiras de roda, muletas, prótese, bengala, óculos, aparelho auditivo, órteses) e a concessão de transporte especial e de financiamento de veículo.

NEGOCIAÇÕES
As negociações seguem até 11 de agosto, quando a comissão da Fenaban levará aos bancos as propostas do Comando Nacional dos Bancários. Ao término das negociações será apresentada uma proposta global, com todos os temas discutidos. Veja o calendário de reuniões:

Sexta-feira, 22 de julho: Cláusulas Sociais e Teletrabalho.
Quinta-feira, 28 de julho: Cláusulas Sociais e Segurança Bancária.
Segunda-feira, 1º de agosto: Saúde e Condições de Trabalho.
Quarta-feira, 3 de agosto: Cláusulas Econômicas.
Quinta-feira, 11 de agosto: Continuação das Cláusulas Econômicas.

FONTE: Feeb-SP/MS

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo