(ARAÇATUBA, 21/DEZEMBRO/2023) – A Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito) esteve reunida no dia 15 deste mês com representantes da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) pela comissão bipartite de prevenção de conflitos, em São Paulo. Os dirigentes trataram do acompanhamento de demandas dos trabalhadores e fizeram projeções sobre os avanços tecnológicos. Os bancários de Araçatuba e Região estiveram representados na reunião por José Augusto Ribeiro, Marco Antônio Hilário e Paulo César Fogolin, respectivamente presidente e diretores do Sindicato.
Entre as reivindicações dos bancários, está a criação de um protocolo entre a Contec e os bancos para recuperação dos aparelhos de ar-condicionado que estejam quebrados em agências de todo o País. Nestes casos, impossibilitando a atuação dos trabalhadores, ocasionando o fechamento das agências pelos sindicatos. Além disso, a utilização do ar-condicionado durante todo o expediente, em dias de calor. A Fenaban sinalizou positivamente e deve encaminhar a pauta aos bancos.
Foram apresentados dados importantes sobre a eficácia e a utilização dos canais oficiais de denúncias do banco ao longo dos anos. Além disso, os dirigentes debateram sobre os avanços da Inteligência Artificial e o efetivo uso dela em diversos setores do sistema financeiro.
Os bancos apresentaram os avanços tecnológicos incorporados pelas instituições, tratou da inteligência artificial como revolucionária e ponderou o uso da ferramenta, entre vantagens e riscos. A Contec já havia apresentado preocupação da introdução da IA em ambientes bancários, principalmente, ocupando o cargo de um empregado. Apesar disso, a Fenaban garantiu que não existem indícios de que a IA deve reduzir o número de trabalhadores.
Nós conseguimos ponderar nossos pontos de atenção e ampliar o debate do uso tecnológico nas agências. As ferramentas são importantes mas os trabalhadores são insubstituíveis. É preciso que os dois atuem de forma coordenada, conjunta e colaborativa. Sem que os bancários sejam dispensados em detrimento da inteligência artificial.”, disse o presidente da Contec, Lourenço Prado.
Além de dirigentes sindicais representantes dos bancários, os bancos estiveram representados por diretores do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.
FONTE: Contec