Campanha SalarialNotícias

Trabalhadores do Bradesco, Itaú e Santander fizeram encontro nacional nesta quinta-feira

ARAÇATUBA (9/JUNHO/2022) – Trabalhadores do Bradesco, Itaú Santander realizaram nesta quinta-feira (9/junho) seus encontros nacionais. Dos encontros foram retirados tópicos para serem incorporados na Campanha Nacional dos Bancários e às propostas de  Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) a serem levadas para as três instituições. Os encontros foram híbridos, com a parte presencial nas sedes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Bradesco), Sindicato dos Bancários de São Paulo (Itaú) e Holiday Inn Parque Anhembi, localizados na capital paulista.

BRADESCO
Os assuntos debatidos no encontro dos trabalhadores do Bradesco foram Análise de conjuntura (com Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro Contraf-CUT), Unidade de negócio (com Elias Jordão, secretário de Políticas Sociais da Contraf-CUT, e Jefferson Martins de Oliveira, assessor jurídico da Contraf-CUT). Também houve a apresentação da minuta de reivindicações funcionários (coordenado pelo COE Bradesco). Dirigentes sindicais apresentaram o levantamento das principais demandas dos trabalhadores, que são emprego, saúde/teletrabalho e segurança.

ITAÚ
Os trabalhadores do Itaú debateram emprego, remuneração, saúde, condições de trabalho, diversidade e previdência complementar. Depois da abertura solene, um técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socio-Econômicos) fez a apresentação do Balanço Trimestral do Banco. Os funcionários do Itaú tiveram a oportunidade de debater Saúde e Condições de Trabalho; Emprego; Segurança Bancária; Remuneração; Previdência Privada e Diversidade.

SANTANDER
Entre os pontos debatidos no encontro do Santander estavam: Melhores condições de trabalho; valorização dos trabalhadores com distribuição dos lucros; definição transparente e participativa das metas; manutenção do protocolo de prevenção e segurança contra a covid-19; valorização da saúde e do bem estar dos funcionários e clientes; reajuste justo nas bolsas de graduação e pós-gradução; fim das terceirizações e das demissões; mais contratações já e com condições dignas de trabalho.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) fez uma análise de conjuntura logo depois da abertura do encontro. Depois, Patrícia Bassanin (dirigente da Feeb-SP/MS e conselheira fiscal do SantanderPrevi) abordou os “Planos de Previdência Santander”. Rosângela Vieira (Dieese) fez a apresentação do balanço do Santander. A coordenadora da COE/Santander Lucimara Malaquias coordenou a discussão e a aprovação da minuta do ACT do Santander 2022 e, pois fim, foi elaborado um plano de lutas.

FONTE: Contraf-CUT

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo