NotíciasOutros

Outubro Rosa: informações que salvam vidas

SÃO PAULO (4/OUTUBRO/2022) – O Outubro Rosa é uma das campanhas de maior destaque no mundo. Tendo como objetivo dar visibilidade ao câncer de mama e às formas de prevenção do mesmo, outubro é dedicado a uma grande campanha de propagação de informações sobre o tema.

Este tipo de câncer é o que mais acomete as mulheres adultas brasileiras. Somente em 2020, foram registrados mais de 66 mil casos da doença, de acordo com dados do Instituo Nacional do Câncer (Inca). Uma das formas de se prevenir é através da mamografia, procedimento para diagnóstico precoce da doença. O exame é indicado para mulheres a partir dos 40 anos.

A prevenção também passa pela escolha de um estilo de vida saudável, agregando uma boa alimentação, prática de atividade física e o controle do consumo de álcool, por exemplo. Vale destacar a importância de dar uma atenção especial ao histórico familiar. Casos de câncer na família pode indicar uma pré-disposição genética. O exame do toque (ver ilustração abaixo) também é indicado como método de prevenção da doença.

O câncer de mama é coisa séria! E embora a maior parte da população acometida por esse mal seja composta de mulheres, homens também pode adquiri-lo.

FONTE: Contec/Assessoria de Imprensa do Seeb-Araçatuba

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo