NotíciasOutros

Federação dos Bancários de SP-MS se junta à mobilização de ajuda ao Rio Grande do Sul

SÃO PAULO (08/SETEMBRO/2023) – A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se juntou à mobilização de apoio às famílias desabrigadas vítimas dos temporais que estão atingindo o Rio Grande do Sul (RS).

Os sindicatos podem participar enviando recursos a uma conta específica criada exclusivamente para esta finalidade pelo Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul (ver quadro abaixo), que se encarregará de apurar as necessidades das famílias e providenciar auxílio por meio dos recursos enviados, além de prestar contas aos apoiadores.

Até a tarde desta sexta-feira (08/09), ao menos 41 mortes em consequência da catástrofe natural foram registradas, outras 25 pessoas estavam desaparecidas. O Estado estava com dez mil desalojados.  Ao todo, 80 municípios gaúchos foram atingidos.

De acordo com registros oficiais até a tarde desta sexta-feira, 2.384 pessoas ficaram desabrigadas (precisam de abrigos públicos) e 3.953, desalojadas (estão na casa de parentes ou amigos). Entre as cidades mais afetadas, que registraram óbitos estão Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Ibiraiaras, Imigrante, Lajeado, Mato Castelhano, Muçum, Passo Fundo, Roca Sales e Santa Tereza.

A Feeb SP/MS, reforça o pedido de todos para ampliar a divulgação e pedido de contribuição, que também pode ser feita por qualquer pessoa.

AJUDA FEDERAL
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou o repasse de recursos da União para as prefeituras do Rio Grande do Sul com as situações de calamidade e de emergência devidamente reconhecidas pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR).

Para cálculo do repasse, o governo vai considerar o valor de R$ 800 por pessoa afetada pelas consequências da passagem do ciclone extratropical nestas localidades.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, explicou que a transferência de recursos dependerá da apresentação, pelas prefeituras gaúchas, da relação de pessoas afetadas pelas fortes chuvas.

Alckmin vai liderar uma comitiva de ministros em uma visita aos municípios atingidos na manhã do próximo domingo (10/09). Os integrantes do governo federal vão desembarcar em Lajeado e deverão ir a Roca Sales e Arroio do Meio. O governo informou que serão enviadas 20 mil cestas de alimentos. Destas, cinco mil chegarão neste domingo.

FONTE: Feeb SP/MS e Agência Brasil EBC

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo