Campanha SalarialNotícias

Definido calendário de negociação; Sindicato de Araçatuba participa do encontro

O Comando Nacional se reuniu nesta sexta-feira (31/07) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) por meio de videoconferência, da qual participaram o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região, José Augusto Ribeiro, e o diretor José Antônio Zanela. Durante o encontro foi fechado o calendário de negociações da Campanha Nacional que terá início em 4 de agosto com o tema Teletrabalho (Home Office), já a pauta do dia 6 será Emprego. O processo de negociação foi dividido em blocos temáticos (Veja programação completa no quadro abaixo). Ainda durante o encontro, os bancos negaram a questão da ultratividade, reivindicação dos bancários.

Entre as reivindicações apresentadas está a de aumento real de 5%, a manutenção dos direitos, dos empregos e da mesa única de negociação, além de questões referentes à saúde dos trabalhadores e normas para o teletrabalho. As reivindicações tomaram por base a consulta, também disponibilizada na página da Feeb aos sindicatos filiados, que contou com quase 30 mil bancários.
Do total de respostas da consulta, 71% dos entrevistados optaram pelo aumento real de salário. Nas cláusulas sociais, 79,7% das respostas apontavam a manutenção dos direitos como prioridade. Outras 69,1% mencionaram a prioridade como a defesa da saúde e melhores condições de trabalho.

Home Office
A nova cláusula da CCT deve contemplar os seguintes pontos: o trabalho não pode ser imposto aos bancários; os custos do teletrabalho devem ser arcados pelos bancos; e fornecimento de equipamentos de trabalho e ergonômicos. E mais: proibida a retirada de direitos dos bancários que desempenharem as funções em suas casas, à exceção do vale-transporte/combustível, que deve ser fornecido proporcional aos dias de trabalho presencial nos bancos; e trabalho nos bancos uma vez por semana, no mínimo.

Minuta do BB
Após as negociações, o CEBB (Comissão de Empresa do Banco do Brasil) entregou a minuta de reivindicações à Fenaban e ao Comando Nacional. A importância da representação feminina na coordenação, negociação, comando e comissões, à frente do movimento sindical, na política e nas questões trabalhistas foi destacada durante o encontro. Representantes dos trabalhadores também ressaltaram a importância da mesa única e da participação do BB na mesa única. O calendário de negociações do Banco do Brasil deve ser definido em breve.

FONTE: Feeb-SP/MS

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo