Bancários devem analisar na quarta-feira última proposta apresenta pela Fenaban
ARAÇATUBA (02/SETEMBRO/2024) – Houve avanço nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que no sábado (31/08) propôs reajuste salarial de 4,64% (inclusive para a PLR e benefícios) e ganho real de 0,6% para 2025. Outros pontos importantes que foram conquistados durante o período de negociações:
* Pagamento da antecipação da PLR 2024 no mês de setembro
* Reposição integral da inflação para todos os bancários
* Antecipação do 13º auxílio cesta alimentação de 2024 para outubro
* Inclusão de novas cláusulas sociais como assédio moral, igualdade salarial entre mulheres e homens, abono de ausência para empregado com deficiência e promoção da diversidade, incluindo LGBTQIA+
* Manutenção dos benefícios previstos em normas coletivas, que se destacam como o conjunto mais completo dentre todas as categorias do Brasil, como a gratificação de função que é de 55% (50% no RS).
A mesa de negociação também conquistou reajuste de 15% para o piso salarial de trabalhadores de apoio e 8% para a cláusula que envolve a requalificação profissional. Na proposta negociada neste sábado, ficou decidido que serão mantidas as cláusulas preexistentes da convenção coletiva anterior.
ORIENTAÇÃO
As direções da Contec e da Feeb SP/MS recomendam que a proposta apresentada feita no sábado seja aprovada em assembleia na próxima quarta-feira (4 de setembro). A diretoria do Sindicato de Araçatuba também recomenda a aprovação.
Dirigentes do Sindicato participaram de todas as 15 rodadas de negociação com a Fenaban, inclusive o presidente José Augusto Ribeiro esteve na reunião de sábado, em São Paulo, quando foi apresentada a proposta mais recente.
FONTE: Contec