Banco do Brasil S/ANotícias

Funcionários do BB definem reivindicações específicas em Congresso

Funcionários do Banco do Brasil aprovaram durante o 31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) as estratégias de luta e a pauta de reivindicações específicas do banco. As minutas foram aprovadas pelos 212 delegados e delegadas que se reuniram virtualmente entre os dias 10 e 12 deste mês. Do congresso foi elaborado pelo Departamento de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) um relatório com 26 páginas, dividido em cinco itens (Veja a íntegra do relatório no final deste texto).

Para a representante da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), Elisa Ferreira, esse é um momento histórico para o Brasil onde o que está em disputa é o modelo de sociedade. “É importante estarmos unidos em prol da vida, da civilização e da democracia. Nossa luta é a defesa pelo Banco do Brasil e um projeto de sociedade com base no fortalecimento do setor público, da política de emprego e renda, do desenvolvimento e da distribuição de renda. Essa é a sociedade que defendemos, inclusiva, equânime, plural, justa e humanista”, destaca.

O presidente da Feeb SP/MS, ressaltou que o momento é de união, tendo em vista um governo em que está fora do marco civilizatório. “A atualidade nos mostra a necessidade de unidade entre os trabalhadores e as forças que compõem o Comando Nacional. O fortalecimento da mesa única de negociação com os bancos públicos e privados é essencial para a manutenção dos direitos dos funcionários e para a vitória da democracia no país”, defende Boava.

A programação do 31º CNFBB incluiu a participação dos convidados em uma rodada de debates norteados pela defesa dos bancos públicos. Entre os paineis foram destacados a importância dos microcréditos para agricultura familiar, a instituição do teletrabalho e os ataques do sistema financeiro nacional neoliberal e do governo federal às empresas públicas e a construção de uma frente política em defesa do Banco do Brasil.

A plenária final fortaleceu a defesa pela democracia e promoveu aos participantes uma reflexão sobre os diferentes atores frente aos ataques que os movimentos sociais e a sociedade têm enfrentado.Subsídios Banco do Brasil 2020_revisada 08.07(2)

FONTE: Feeb-SP/MS e Dieese

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo