NotíciasOutros

Bancários e Fenaban voltam a discutir suspensão de demissões na pandemia

ARAÇATUBA (15/MARÇO/2021) – O Comando Nacional Bancário e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) voltam a se reunir nesta terça-feira (16/março), às 13h, por meio de videoconferência, para discutir a suspensão das demissões no momento, o pior dos 12 meses de pandemia. Será a 36ª reunião entre o Comando e os banqueiros durante a crise sanitária.

No último dia 11, as partes estiveram reunidas para debater reivindicações referentes à proteção dos bancários durante o agravamento da pandemia. De acordo com o Comando, o encontro não surtiu efeito. “Chegamos a 35 reuniões durante o período de pandemia e em 19 delas o tema foi tratado de forma específica, ainda assim, as respostas continuam insatisfatórias”, explicou o presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), Jeferson Boava.

Durante a reunião, foi reforçado o pedido de inclusão da categoria bancária como prioritária no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A Fenaban concordou com a reivindicação dos trabalhadores e disse que irá reforçar os esforços do movimento sindical junto ao poder público.

OUTRAS REIVINDICAÇÕES
Visitas externas – Quando a discussão foi sobre o retorno das reivindicações apresentadas na semana passada, as notícias não foram boas. Sobre a denúncia da pressão para que os bancários façam visitas externas, a Fenaban garantiu que vai orientar a todos os bancos que as reuniões presenciais de gerentes sejam exclusivas de casos emergenciais. Os representantes dos trabalhadores voltaram a cobrar a suspensão total. Os representantes dos bancos ficaram de retornar.

Horários das agências – Os bancos disseram que irão reduzir o horário de atendimento: das 9h às 10h, atendimento exclusivo aos clientes do grupo de riscos, idosos e gestantes. Entre 10h e 15h, no máximo. Atendimento aos demais clientes. Essas limitações de horário não valem para a Caixa, que irá iniciar o pagamento da nova fase do auxílio emergencial.

Teletrabalho – A Fenaban disse que 14 instituições financeiras já efetuaram o retorno dos trabalhadores do sistema presencial para o teletrabalho. Ficou de apurar ainda se outros bancários irão retornar a esta situação.

Pressão das metas – Outra reivindicação cobrada foi a redução das metas durante a pandemia.

FONTE: Feeb-SP/MS – Assessoria de Imprensa do Seeb-Araçatuba

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo