SEEB Araçatuba


SEEB
Página Inicial
O Sindicato
Galeria de Fotos
Notícias
Links
Fale Conosco
Aniversariantes
SEEB
Informativo
Assessoria Jurídica
Convenção Coletiva de Trabalho
Sindicalize-se
 Atualize seus dados
Clube dos Bancários
Colônia de Férias
Convênios
SEEB
50 anos
SEEB
Área Restrita
 
Busca Notícias
Fale Conosco
SEEB Araçatuba - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários

Bradesco pagará participação nos lucros proporcional não prevista em norma coletiva


BRASÍLIA (18/OUTUBRO) - A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou o Banco Bradesco S.A. ao pagamento proporcional da participação nos lucros e resultados (PLR) de 2016 a uma bancária. Embora a norma coletiva vigente na época afastasse o pagamento da parcela de forma proporcional, a Turma seguiu a jurisprudência do TST sobre a matéria.

A bancária, que trabalhou para o Bradesco por 24 anos, relatou na reclamação trabalhista que havia sido dispensada em abril de 2016. Acrescentou que, considerando a projeção do aviso-prévio indenizado, a baixa do contrato havia ocorrido em 30/7/2016, o que lhe daria o direito a 7/12 da PLR daquele ano.

O pedido foi julgado improcedente pelo juízo de primeiro grau e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP). Conforme o TRT, a convenção coletiva de trabalho vigente na época da dispensa previa que somente os empregados dispensados entre agosto e dezembro de 2016 teriam direito ao pagamento proporcional da parcela.

O relator do recurso de revista da bancária, ministro Dezena da Silva, destacou que a Súmula 451 do TST não deixa dúvida de que, mesmo na rescisão contratual antecipada, o empregado tem direito ao pagamento da PLR proporcional por ter concorrido para os resultados positivos da empresa, “a despeito de qual época do ano tenha ocorrido sua dispensa”. A decisão foi unânime. (LT/CF) Processo: RR-1001049-08.2017.5.02.0382.

FONTE:TST/Diretoria Executiva da Contec

Voltar     Imprimir

Seções
BANCO BRADESCO S/A
BANCO DO BRASIL S/A
BANCO ITAÚ UNIBANCO S/A
BANCO SANTANDER S/A
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
LUCRO DOS BANCOS
OUTROS
PARTICIPAÇAO LUCROS E RESULADOS - PLR


SEEB
Sindicato Empregados Estabelecimentos Bancários Araçatuba Região
Rua Clóvis Pestana, 495, Jd Dona Amélia - Tel (18) 3624-4700 - Fax: 3623-0722
CEP 16050-680 - Araçatuba - SP
BBShop